Valores & Procedimentos

Preencha o formulário para informações sobre Valores e Procedimentos realizados pelo dr Caio Focássio!

(11) 3667-2627 / 3667-3099

11 3667-2627

Dr. Caio no Facebook Dr. Caio no Twitter Dr. Caio no LinkedIn

FÍGADO - Câncer de fígado

O cancer de fígado pode ser tratado através de cirurgia (remoção de parte do fígado), transplante ou por técnicas intervencionistas.

* Quimioembolização de tumor hepático

Consiste na infusão de quimioterápico diretamente no nodulo tumoral seguido pelo bloqueio dos vasos sanguíneos responsáveis pela sua nutrição.

O resultado desejado é a ação concentrada do quimioterápico apenas no tumor (com praticamente nenhuma ação no resto do organismo) e morte das células tumorais. Isto é obtido através de punção e inserção de um cateter na artéria femoral (artéria situada na virilha). Usando imagem digitalizada em tempo real, o médico guia o cateter pela rede arterial até posicioná-lo diretamente no vaso sanguíneo responsável pela irrigação (nutrição) do tumor. Em seguida, é feita a infusão do quimioterápico e liberação de microesferas que seguem o fluxo sanguíneo até atingir o tumor. Isto bloqueia o fluxo sanguíneo para o tumor provocando morte das células e, consequentemente, encolhimento do nódulo.
Este procedimento pode realizado com anestesia local e sedação e a maioria dos pacientes pode receber alta no mesmo dia.

* Ablação por radiofrequência

Consiste na introdução de uma agulha especial dentro do tumor. A agulha é guiada por ultrassom ou tomografia e, uma vez posicionado no local desejado, é conectado a um sistema que transmite energia de radiofrequência (semelhante ao miocroondas) até a(s) ponta(s) da agulha, produzindo calor e destruição do tumor. Não requer incisão ou pontos e pode ser realizado com anestesia local e sedação ou de anestesia geral para minimizar o desconforto do paciente.